Revisão sobre o capítulo 18 do livro Microgrids Design and Implementation - Philosophical Reflections

Este é um resumo da apresentação do dia 20/09 sobre o capítulo 18 do livro Microgrids Design and Implementation. O capítulo chamado Emerging Smart Microgrid Power Systems: Philosophical Reflections foi escrito por Antonio Carlos Zambroni de Souza, Benedito Donizeti Bonatto  e Paulo Fernando Ribeiro.

O texto tem o objetivo de propor uma discussão e mostrar que a engenharia, por mais que pareça não ter relação com a filosofia, necessita de bases filosóficas para a sua implementação. Os princípios da filosofia são extremamente importantes para a entender a engenharia. A metodologia por exemplo, uma das áreas estudadas na filosofia, é de extrema importância para engenheiros e pesquisadores em suas aplicações no geral.

Surge então um novo conceito chamado filosofia da tecnologia que é preciso ser debatido nas escolas de maneira inovadora. Por ser muito novo, este conceito ainda não tem uma definição mundialmente aceita e por isso é representado por um mosaico de ideias.



Ao analisar a ética, a questão existencial e outros pilares da filosofia, algumas perguntas surgem como por exemplo: A implementação de Redes Inteligentes é realmente necessária? Como podemos saber que uma Rede Inteligente irá se comportar melhor que uma Rede tradicional? O projeto destas redes atendem somente aos desejos do cliente? Com isso, questões filosóficas podem ajudar o engenheiro a buscar melhores soluções, conceitos, especificações e projetos.

Com a visão de engenharia de sistemas, pode-se modelar conceitos antigos e novos e realizar uma comparação entre eles. O modelo de mercado atual apenas leva em conta o bem-estar social porém o modelo de mercado do futuro deverá levar em conta, além deste fator, variáveis como investimentos e benefícios que irão caracterizar este tipo de modelo.



Ao implementar uma Rede Inteligente em uma sociedade é importante observar que esta rede é apenas uma parte de todo um conjunto de sistemas que proporcionam uma sociedade ser inteligente e sustentável.  Além dela, devem existir outras tecnologias que possibilitem o bem estar social, a moradia, alimentação, transporte e qualidade de vida a todos os cidadãos. Mais uma vez as questões filosóficas aparecem e nos mostram que não há presente e futuro sem debater questões fundamentais do ser humano.


O capítulo visto enfatiza que o importante papel da filosofia da tecnologia não deve ser visto separado de outras questões tão importantes quanto, como o meio ambiente, a cultura e a economia. Engenheiros devem possuir, além de valores técnicos, valores éticos, justos e que se preocupam com o meio ambiente pois só assim possibilitarão o desenvolvimento sustentável da humanidade.

Comentários