CHAPTER 1 - THE SMART GRID: AN INTRODUCTION

O material do DOE (Department of Energy) dos Estados Unidos começa afirmando que a infraestrutura elétrica que serviu tanto tempo a humanidade está começando a dar sinais de limitações. Os riscos associados a ela, assim como as taxas monetárias pelo seu uso aumentam cada vez mais. 

Felizmente, há uma saída. Existe uma crescente aceitação entre as esferas federais, líderes comerciais e outras figuras importantes de que a ideia de Smart Grids não é apenas necessária mas também tangível.

É feita uma comparação entre esta tecnologia em curto e em longo prazo. Em curto prazo, esta rede mais eficiente irá entregar o nível de serviço que é necessário assim como oferecerá consideráveis benefícios sociais como por exemplo a redução de gases poluentes na atmosfera. Em longo prazo, esta rede irá provocar uma revolução assim como a Internet modificou o jeito de viver das pessoas.

Uma Smart Grid aplica tecnologias, ferramentas e técnicas para fazer com que a rede funcione de forma cada vez mais inteligente e eficiente. Além disso, o foco destas tecnologias está em proporcionar uma confiabilidade que nunca foi alcançada, reforçar a competitividade entre um leque maior de concorrentes proporcionando custos mais aceitáveis e acomodar energias renováveis fazendo com que haja uma redução na emissão de carbono.

Para que isso aconteça, é necessário evoluir muitos conceitos. Muitos passos estão sendo dados e há ainda muita coisa a ser feita. Com todas estas mudanças, será impossível lembrar de uma vida sem Smart Grids visto que ela irá transformar completamente o mundo que vivemos hoje.


Comentários